Como se pode verificar na infografia em anexo e nas linhas de evolução do consumo em Portugal registadas pelo SIBS Analytics, o número total de compras (físicas e online) atingiram, pela primeira vez em 2021, valores acima dos registados antes da COVID-19 – quer em período homólogo (19 a 25 de abril de 2019), quer em comparação com os primeiros meses de 2020, caracterizado como o período “antigo normal”.
Este crescimento deve-se sobretudo ao comércio online, que tem vindo a registar um crescimento significativo ao longo da pandemia, estando atualmente 51% acima dos níveis registados no “antigo normal”. De sublinhar ainda que, no período antes do aparecimento do novo coronavírus, o comércio online representava apenas 10% do total das compras eletrónicas, sendo que este valor chegou a representar 18% em fevereiro de 2021 e está atualmente (semana de 19 a 25 de abril) nos 14%.
Neste cenário é ainda de sublinhar o crescimento do MB WAY como forma de pagamento simples e segura, que chegou a registar crescimentos de 4x o número de compras em fevereiro de 2021 face ao “antigo normal” e de 3,6x na primeira semana da 3ª fase de desconfinamento.
Consulte os restantes indicadores de consumo na infografia em anexo.